00:00:00

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Poluição na China é tão grave que você pode vê-la do espaço


De acordo com o Observatório da Terra, da NASA, a névoa é formada principalmente por dois tipos de partículas: PM10 e PM2.5. O número se refere a seu tamanho: 10 micrômetros e 2,5 micrômetros. Elas são feitas de “poeira, gotas líquidas e fuligem de queimar combustível ou carvão”. A maior parte da poluição é formada por PM2.5. Estas partículas refletem bastante a luz, por isso as vemos do espaço quando sua concentração é alta o bastante.
As partículas de 10 micrômetros entram no pulmão e causam problemas respiratórios. As partículas de 2,5 micrômetros podem se infiltrar nos pulmões e às vezes entrar na corrente sanguínea. Essas partículas podem causar câncer e problemas respiratórios extremos.
O problema é extremamente ruim. A densidade do PM10 era de 560 microgramas por metro cúbico de ar. Nos EUA e no Brasil, 150 microgramas por metro cúbico de ar é o limite máximo para concentrações de PM10. Mas a concentração de PM2.5 é ainda pior. Em 10 de janeiro, a concentração de PM2.5 literalmente ultrapassou a escala de medição (que vai até 500), de tão alta que era. A Embaixada americana em Pequim mede a concentração de PM2.5 toda hora, e a cidade só deve começar a fazer o mesmo no final do mês.
Esta névoa de inverno é causada por uma combinação de inversão térmica e poluição: o ar frio fica preso por uma camada superior de ar quente, criando um bolsão que fica repleto de ar poluído. No caso da China, esse bolsão se forma bem rápido.
Aparentemente, a China planeja monitorar a concentração de PM2.5 no país inteiro até 2016. Isso pode ser tarde demais para a maior parte da população, bastante afetada pelo problema. Não é coincidência que arquitetos estejam preocupados com a qualidade do ar dentro dos edifícios que projetam. [NASA]

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ônibus da Jardinense volta a ser assaltado entre Tangará e Santa Cruz


A Jardinense anda mesmo sem sorte há algum tempo, quando não quebra, o ônibus tomba pega fogo e as vezes é assaltada como no caso de ontem que nosso blog noticiou com informações exclusiva. Foi mais um assalto que aconteceu em menos de dois meses, o ônibus que faz a linha Natal-Caicó foi assaltado entre as cidades de Tangará e Santa Cruz.
Este blogueiro esteve no ônibus logo depois do assalto e alguns passageiros nos contaram o acontecido. Quatro homens aparentando ter 16 anos, e armados de revólveres abordaram o ônibus e anunciaram o assalto. Os bandidos levaram todo o dinheiro do cobrador e um celular de uma das passageiras, ninguém ficou ferido.
Não se podem negar os constantes problemas que essa empresa  enfrenta. São problemas com a parte mecânica, carros que tombam nas estradas, incêndios, pneus estourados e a estrutura da frota que é muito precária, já faz algum tempo que a empresa não consegue descascar os seus ‘abacaxis’ e dá umas melhores condições operacionais que ofereça melhor segurança de tráfego a passageiros e funcionários, e no que se pode ouvir, “Os ônibus da Jardinense são verdadeiras sucatas ambulantes”.
Novos ônibus foram prometidos, mas até agora o que se vê são só promessas e mais promessas.
Já não é sem tempo que o MP, DER, DNIT deveria tomar algumas medidas, levando-se em consideração que, a mercadoria que essa empresa transporta são vidas humana, por tanto, valiosíssimas.

Fonte: Davi Neto por 3ª CIPM de Currais Novos

Inscrições para concurso do INSS se encerram nesta quarta


As inscrições para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terminam nesta quarta-feira (11). Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br), organizadora da seleção, ou procurar os locais de inscrição indicados no edital.

O concurso oferece 1.875 vagas, sendo 1,5 mil para Técnico do Seguro Social, exigido nível médio, e 375 vagas para Perito Médico Previdenciário.


"O concurso vai possibilitar que o INSS possa abrir todas as suas Agências da Previdência Social (APS) que já estão em fase de conclusão ou com obras concluídas para prestar um melhor atendimento à população", adianta a secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social, Elisete Berchiol. O Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) prevê a construção de 720 novas unidades em todo o país em municípios com mais de 20 mil habitantes que não dispõem de APS. Ao todo, 115 unidades já foram inauguradas.


As inscrições para o cargo de Técnico do Seguro Social custam R$ 51,70 e as de Perito Médico, R$ 61,70. De acordo com o edital, a provável data de aplicação das provas será em 12 de fevereiro de 2012. No período da manhã, será realizada a prova para Perito Médico Previdenciário e à tarde será aplicada a prova de Técnico do Seguro Social. As provas serão realizadas em todos os estados.

Verão faz consumo de água subir 30% no RN, diz Caern


O consumo de água aumenta em mais de 30% na grande Natal entre os meses de dezembro e março, graças ao calor constante e ao grande fluxo de pessoas que circulam pela região durante o verão. O consumo per capita (por habitante) tem chegado, em média, a 150 litros de água por dia, mas existem áreas na cidade onde o consumo atinge 400 litros/dia, quando a média nacional é de aproximadamente 132 litros por habitante. Os dados são da ompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Essas áreas se concentram, sobretudo, nas zonas Leste, Oeste e Sul. Uma comparação realizada anteriormente nesta mesma época do ano, revelou um salto de consumo que passou de cerca de 700 milhões de metros cúbicos em dezembro de 2010 para mais de 1 bilhão de metros cúbicos em janeiro de 2011, números que confirmam o aumento de consumo nessas áreas.

Segundo Lamarcos Teixeira, gerente da Regional Natal Sul, que abrange as essas três zonas da capital, o volume de água que está sendogasto não é considerado preocupante, mas, caso não haja economia de água, a tendência é que algumas áreas da cidade tenham o abastecimento prejudicado durante os próximos meses do ano. O gestor orienta a população no sentido de economizar água neste período, com o objetivo de não prejudicar aqueles que moram em partes mais altas, pois a água chega por gravidade aos reservatórios.

Em relação à Zona norte, os dados do consumo apresentam-se incompletos pela falta pertinente de hidrômetros em um grande número de residências. No último ano, a região recebeu 7.366 aparelhos para a medição e registro do consumo de água dos moradores, número ainda insuficiente para o crescimento vertiginoso no número de moradias no local.

Praias

Haja vista o crescimento do consumo por causa do maior fluxo de pessoas no litoral potiguar, sobretudo durante os meses de janeiro e fevereiro, a Caern reforçou o atendimento e o plantão, colocando mais operadores nas praias de Pipa, Tibau do Sul, Pirangi do Sul, Baía Formosa e Barra do Cunhaú, em Canguaretama.

Nas praias do Litoral Sul da região metropolitana de Natal, por exemplo, a Companhia tem cerca de 7.500 ligações prediais cadastradas, atendendo normalmente, na maior parte do ano, a uma população estimada em 30 mil pessoas. A produção de água naquela região é de 510 mil litros de água por hora, o equivalente a 12 milhões de litros por dia, o suficiente para abastecer cerca de 80 mil pessoas, número que chega a ser ultrapassado com o aumento na população temporária na região quando se observam os picos de até 100 mil pessoas entre visitantes, moradores e turistas que se instalam nesta região litorânea.

Dicas para economizar

- Oriente sua família a executar atividades como escovar os dentes, lavar os pratos ou fazer a barba, fechando a torneira sempre que não for utilizar a água.

- Ao lavar roupa na máquina, utilize a carga máxima permitida, evitando assim o desperdício de água, sabão e energia elétrica.

- Troque as lavagens casuais de calçada e carro com mangueira pelo uso do balde.

- Por último, lembre-se sempre se fechar bem as torneiras ao sair de casa antes de viajar.  

Ítalo Souza - Especial para o Diário de Natal

Gari da prefeitura de São José do Seridó aprovado no curso de Direito da UFRN


Ele tem nome o nome do famoso ex-lutador e campeão mundial de Box Kassius Klay. Mas, é um gari que é empregado na prefeitura de São José do Seridó.
Porém…
Um gari excepcional que mostrou dedicação e estudou para vencer na vida. Foi aprovado no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no último vestibular. Mais desconcertante ainda: Kassius já era aluno do curso de história.
- Toda função, todo trabalho é honesto e por isso eu lanço a aqui a esperança para todos que não acreditam em si que vão fundo nos seus estudos por que é possível. O Brasil está cheio de oportunidades, destacou Kassius conversando com o repórter Carlos Felipe.
E ainda mandou outra mensagem: acreditem sempre em vocês mesmos e nunca percam os seus sonhos e objetivos e nunca deixe sua imaginação para trás.
Fonte: Blog Robson Pires

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 têm até amanhã (12) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior, que serão distribuídas a partir das notas dos candidatos no exame.
Até às 18h de ontem, o sistema registrou 2,6 milhões de inscrições de 1,3 milhão de participantes – cada candidato pode escolher até dois cursos. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de inscrições até o momento: 321 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais (288 mil), São Paulo (226 mil), o Ceará (196 mil) e o Rio Grande do Sul (182 mil).

Óculos de ouro que pertencia a Lampião reaparece


A polícia encontrou,  os óculos de Lampião, furtados da Casa da Cultura de Serra Telhada, no Sertão de Pernambuco, no dia 11 de dezembro. A peça, com armação em ouro 16 quilates, está na delegacia do município.
Segundo a polícia, o suspeito de cometer o crime foi até a Casa da Cultura negociar com o presidente da fundação, Tarcízio Rodrigues, o valor que receberia para devolver os óculos. Enquanto tentava subornar o homem, uma funcionária da Casa da Cultura ligou pra polícia, que prendeu o criminoso.
Os óculos estavam no guarda roupas do suspeito, que mora em Serra Talhada. A peça chegou à fundação há cerca de dez anos, doada por uma família de coiteros, pessoas que davam comida e protegiam o bando de cangaceiros da polícia.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

IFRN: Inscrições para o SiSU já estão abertas

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN está ofertando 192 vagas em cursos superiores de tecnologia a serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação – o SiSU, através do qual alunos que fizeram o ENEM podem se candidatar a cursos superiores.
De acordo com o calendário oficial SiSU 2012.1, o período de inscrição será de 7 a 12 de janeiro de 2012. O resultado da primeira chamada sairá dia 15 de janeiro e a matrícula dos candidatos selecionados dias 19 e 20 de janeiro. O resultado da segunda chamada será dia 26 de janeiro. A matrícula dos candidatos selecionados para a segunda chamada será dias 30 e 31 de janeiro. O período para que os candidatos declarem insteresse à fila de espera é de 26 de janeiro a 1 de fevereiro e a divulgação da lista de espera será feita dia 4 de fevereiro.
Poderão se inscrever os portadores de certificado de conclusão do ensino médio, sendo destinadas 50% das vagas ofertadas a candidatos que cursaram a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio exclusivamente em escola da rede pública do país.
As 192 vagas disponibilizadas pelo IFRN são para o Campus Natal-Central nos seguintes cursos:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (matutino) 40 vagas;
- Redes de computadores (vespertino) 40 vagas;
- Gestão pública (noturno) 40 vagas;
- Gestão ambiental (noturno) 36 vagas;
- Construção de edificios (matutino) 36 vagas.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Fotos minutos depois do acidente com vítima fatal em Lagoa Nova











Acidente com vítima fatal na RN 041





Acidente com vítima fatal na RN 041conduziu na morte de Chiquito Pedro, pai da Vereadora Célia Maria. Chiquito Pedro como era conhecido, vinha para feira da cidade de Lagoa Nova em sua moto kasinski vermelha por volta das 8: horas da manhã de hoje. 
No acidente foram envolvidos uma D20 branca de Placa- KIL 6362 pertencente ao senhor Antonio Pedro, e um Fusca de cor branca de Placa- MZE 1919 pertencente ao funcionário do posto de Gasolina RM. O proprietário da D20, senhor Antonio Pedro, é residente do Assentamento José Milanez, zona rural de Lagoa Nova, como também o proprietário do Fusta envolvido nesse acidente.
As pessoas envolvidas no acidente, foram socorridas e levadas para o hospital da cidade de Lagoa Nova. Segundo as informações todos envolvidas no acidente, estão com ferimentos leves.


Fonte: R silva