Os vários problemas do sistema prisional do Rio Grande do Norte, em ações pontuais, vão sendo alvos do trabalho da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Apesar da realidade das carceragens potiguares continuarem caóticas - superlotação, falta de estrutura física, falhas na segurança -, as medidas tomadas pela secretaria em algumas das cadeias públicas do RN, em breve, devem amenizar o quadro de caos em que se encontram as unidades prisionais.
Até o fim deste ano, segundo o titular da Sejuc, Thiago Cortez, uma nova unidade prisional será aberta em Natal e outra no interior terá um novo pavilhão liberado. "Dentro de pouco tempo o prédio da antiga Deprov (Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas), na Zona Norte, será liberado para receber presos. Assim como o novo pavilhão do presídio de Alcaçuz, que deverá ser entregue pronto até dezembro", afirmou o secretário. O prédio da Deprov já encontra-se pronto e, devido o acordo realizado entre a Polícia Civil e o Governodo Estado, para a retirada dos presos das delegacias. A nova unidade deverá receber os presos localizados na 7ª e na 14ª Delegacias de Polícia, além dos flagranteados.
O novo pavilhão de Alcaçuz, que já deveria estar funcionando, mas foi interditado por falhas estruturais, deverá ser liberado até dezembro, quando as adequações estarão prontas. "A Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) já está trabalhando no pavilhão, realizando os serviços de drenagem", explicou Thiago Cortez. A obra em Alcaçuz, quando for liberada, deverá abrigar 400 presos.
Novas cadeias
"Os problemas são inúmeros, mas a ideia da secretaria não é fazer reforma em delegacia velha, mas construir cadeias novas", pontuou o titular da Sejuc. Três cadeias, em Ceará-Mirim, Lajes e Macau, já estão com a verba dos governos Federal e do Estado garantidas. Segundo Thiago, as ordens de serviço das unidades prisionais de Ceará-Mirim e Lajes já foram dadas. No esteio das ampliações e construções previstas para as unidades prisionais, a obra de construção de um novo pavilhão na cadeia pública de Mossoró está próxima de completar dois meses e deverá ser inagurada até o fim de 2011.
Fonte: http://www.dnonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário