Tablet da OLPC (Foto: Reprodução)
Depois de caírem do céu em paraquedas, os tablets da OLPC serão absorvidos pelas comunidades remotas. Aí, um ano depois, membros da OLPC irão aos lugares estudar e analisar os efeitos da chegada dos tablets na educação das crianças.
Os equipamentos terão livros e aplicativos educativos para incentivar a educação sob o princípio de pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, que mostram que crianças são capazes de interagir e aprender a usar tecnologia mesmo sem a instrução de um professor.
Nicholas Negroponte, fundador da OLPC, disse que quer “jogar OLPCSs de helicópteros para ensinar as crianças a ler”. Os tablets serão desenvolvidos para resistirem a impactos e até aos efeitos da chuva.
O primeiro tablet da OLPC, o XO-3, tem atingido relativo sucesso no Peru, onde foi lançado como instrumento para que as crianças ensinassem seus pais a ler. Mas segundo Negroponte, o grande desafio da OLPC é fazer os aparelhos chegarem onde são necessários, e daí nasceu a ideia de arremessá-los de helicópteros em vilarejos isolados de países pobres.
O tablet a ser utilizado na experiência deve estar pronto em 2012, tendo como base o design revelado em 2010. O dispositivo terá uma bateria que pode ser recarregada a partir da luz solar e uma tela de 10 polegadas concebida para oferecer fácil visualização mesmo debaixo da luz do sol.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário