A cerveja é o produto que mais sofreu variação de preço na época de final de ano, em relação a 2011. Um levantamento realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) revelou que a bebida estará 15,3% mais cara este ano. O segundo produto que teve alta nos preços foi o frango congelado, com 15,2% de variação. Dos cinco produtos que tiveram maior alta de preços, quatro são bebidas.
Os dados de outra pesquisa da Abras mostram que, em setembro, considerando uma cesta de 35 produtos de alto consumo, analisada pela GfK, houve alta de 2,16% nos preços, ante ao oitavo mês de 2012. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 7,65%, passando de R$ 306,42 para R$ 329,87.
O produto que apresentou a maior alta foi a batata, com 29,78% de variação, em relação a agosto, seguida pela cebola (23,40%) e farinha de mandioca (12,91%). De acordo com o relatório da associação, um dos fatores que contribuíram para a alta do primeiro produto foi a redução da safra de inverno. Já a cebola e a farinha de mandioca sofreram com problemas climáticos.
Quanto aos produtos que apresentaram maiores quedas de preço no último mês, o tomate foi o que mais se destacou, com redução de 13,38%. O extrato de tomate e a carne dianteiro caíram 1,23% e 1,19%, respectivamente.
Nacionalmente, a instituição está desde 2005 incluída em índice semelhante elaborado pela Bolsa de Valores de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário