00:00:00

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Justiça do RN indeniza aluno por direito negado de ir ao banheiro e acabou defecando nas calças!

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou a Prefeitura de Natal a pagar uma indenização por danos morais de R$ 5.000 a um estudante que teve o direito de ir ao banheiro negado pelo professor de uma escola da rede pública municipal. Após negativas seguidas, o adolescente --que não teve nome nem idade revelada-- acabou defecando nas calças. Segundo o processo, o estudante pediu por três vezes para sair da sala de aula e ir até o banheiro, alegando necessidades fisiológicas urgentes.

O professor teria negado as três solicitações. A versão foi confirmada pela psicóloga que acompanhou o garoto durante um ano e meio e relatou que o episódio causou “angústia severa e duradoura”. No processo, os pais do aluno alegaram ainda que, por conta do episódio, o estudante perdeu o ano letivo e precisou passar por terapia psicológica para curar o constrangimento.
 O caso O fato aconteceu na aula do dia 13 de abril de 2009. No processo, há divergência entre as versões. Em sua defesa, o professor confirmou que o adolescente pediu por três vezes para ir ao banheiro, mas que teria negado apenas na primeira. “Depois [o professor] teria autorizado e até insistido para que o aluno fosse ao banheiro”, diz a ação. O professor alegou ainda que cumpriu normas da escola. Mas a versão não convenceu o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro, que, em sua sentença, alega ter visto “veemência defensiva e nervosa do professor” e “tranquilidade do depoimento do adolescente.” “Ora, não é crível que um aluno, o qual o próprio professor afirmou ser tímido, tenha tido coragem de pedir por três vezes para ir ao banheiro, e mesmo havendo a autorização do professor, não foi ao ponto de defecar nas calças”, disse. Na conclusão, o juiz diz que “o aluno pediu por três vezes para ir ao banheiro e, não obtendo autorização, chegou a defecar nas calças, saindo da sala de aula correndo em evidente situação vexatória”.
 A Prefeitura de Natal informou que reconheceu o erro de procedimento do professor e, de "forma proativa", forneceu assistência psicológica ao adolescente logo após o episódio. Apesar de reconhecer o fato como constrangedor, o episódio não teve gravidade nem deixou sequelas. A versão da prefeitura foi aceita pelo juiz, que alegou que o adolescente “fala tranquilamente sobre o evento, sem qualquer nota emocionada”. Por isso, o juiz não acatou o pedido de dano material pela reprovação, já que não viu "nexo de causalidade suficiente a associar o evento com a perda do ano letivo pelo autor.
Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário