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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Enem 2012 aponta para mudança estrutural do ensino médio

O debate liderado pelo governo federal para reformular o ensino médio parece ter sido refletido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. É nesse sentido a avaliação de Joel Pontin, coordenador da disciplina transdisciplinar “aprender a conhecer” do Cursinho da Poli, voltada para o Enem. “Eu diria que foi uma prova-mensagem, no sentindo do que vai ser a nova escola”, aposta o professor também de química.

O educador acredita que mudanças farão com que escolas tenham que repensar metodologicamente o dia-a-dia. Nesse sentido, a nova escola tem como desafio ser mais do que uma fornecedora de um empilhamento de informações ao longo da vida escolar do estudante para se tornar uma mediadora de construção de repertório capaz de auxiliar o estudante a fazer análises e conexões – uma das principais críticas ao ensino médio é o excesso de disciplinas obrigatórias e a falta de relações entre elas.

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