00:00:00

terça-feira, 10 de julho de 2012

Estaleiro Rio Tietê inicia em agosto construção de comboios para a Transpetro

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou nesta segunda-feira (09/07) que o Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP), começa a operar em agosto, com o corte do aço de sua primeira embarcação. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, construído pelo Estaleiro Mauá. Essa é a terceira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar as operações.
Contratado pelo Promef Hidrovia, o Estaleiro Rio Tietê vai construir 20 comboios para o transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná, um marco na logística de combustíveis do país. Cada comboio será formado por quatro barcaças e um empurrador e terá capacidade para transportar 7,6 milhões de litros de etanol por viagem. O investimento total é de R$ 432 milhões.
O primeiro comboio será entregue à Transpetro no primeiro trimestre de 2013. Quando o sistema estiver em operação plena, poderá transportar cerca de 4 bilhões de litros por ano, substituindo o equivalente a 80 mil viagens de caminhão.
Cerimônia de entrega
O início das operações do navio Sérgio Buarque de Holanda é uma prova da vitalidade do Promef, que entrou em ritmo acelerado de entregas, revertendo uma crise de décadas da indústria naval brasileira.
“O Brasil já tem a quarta maior carteira de navios do mundo. O último petroleiro entregue antes do início do Promef foi em 1997. Hoje, em oito meses, já temos três novos petroleiros”, afirmou, em seu discurso, o presidente da Transpetro. Uma quarta embarcação, o navio de produtos Rômulo Almeida, também construída pelo Estaleiro Mauá, começa a operar ainda este ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário