00:00:00

sábado, 21 de julho de 2012

Obras para a Copa em Natal seguem paradas

éssica Barros, Diário de Natal
 
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) ainda espera a liberação das licenças ambientais por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para dar continuidade ao projeto das intervenções de mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014. Ao mesmo tempo, na última quinta-feira, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, apresentou um balanço colocando Natal entre as cidades-sedes da Copa com obras de mobilidade urbana mais atrasadas. A espera da Semopi já havia sido noticiada na edição do Diário de Natal de 3 de julho. Desde então a situação não mudou.

Na cidade, os principais problemas apontados pelo ministro estão relacionados ao atraso na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e à intervenção do Ministério Público do Estado (MPE). O MP determinou a suspensão, em maio, das obras de mobilidade e desapropriações de imóveis residenciais e comerciais até que os projetos passassem a ser analisados e discutidos em audiência públicas com a sociedade. Na segunda quinzena de junho, a Semopi iniciou essa fase de debate com a população e recebeu o aval do MP para prosseguir com o licenciamento das obras, mas esbarrou na falta de licenças ambientais do projeto.

Segundo a assessoria de imprensa da Semurb, trâmites burocráticos e a pendência de alguns documentos vêm ocasionando a demora na liberação das licenças. A Semopi informou que os documentos pendentes para o processo foram enviados esta semana à Semurb, restando apenas adequações finais a serem feitas. A Semopi informou, ainda, que até a próxima terça-feira um posicionamento oficial e mais preciso deve ser dado à sociedade quanto ao andamento das obras e do projeto como um todo.

Além de ter cobrado maior agilidade no cumprimento dos projetos às cidades-sedes da Copa-2014, o ministro Aguinaldo Ribeiro disse que uma nova avaliação será feita pelo governo federal em outubro para constatar se as cidades estão de fato comprometidas com o andamento das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário