00:00:00

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Formato nano-SIM é aprovado como padrão para chips de celulares

 Diferença entre o micro-SIM e o nano-SIM (Foto: Reprodução/Engadget)

A criação de um novo padrão de chips SIM para celular já é algo debatido desde o ano passado, mas foi em março desse ano que Apple, Nokia, Motorola e outras fabricantes decidiram mostrar suas propostas. Depois de muitos debates entre ideias concorrentes e deliberação do órgão responsável por padronizar o chip, o padrão proposto pela Apple foi finalmente aceito nesta sexta-feira (1): o nano-SIM.
Chamado tambem de 4FF, o novo formato de chip tem 12,3 mm de largura, 8,8 mm de comprimento e apenas 0,67 mm de espessura. Este padrão é 40% menor do que o micro-SIM - usado em aparelhos como o Lumia 900, iPhone 4S e iPad -, mas também consegue ser compatível com os slots antigos, desde que usado com um adaptador.
A RIM - fabricante do BlackBerry - havia proposto originalmente um padrão diferente em conjunto com a Nokia e Motorola que, de acordo com as empresas, teria várias vantagens técnicas em relação ao projeto da companhia da maçã. Mas o padrão aprovado foi quase inteiramente desenhado pela Apple, embora tenha recebido algumas ideias das concorrentes ao longo dos meses em que foi debatido.
Segundo o órgão responsável, o ETSI, qualquer espaço que possa ser economizado nos aparelhos atuais vai ajudar a deixá-los melhores. "Com o padrão nano-SIM, os celulares poderão ser ainda menores e mais finos do que os atuais, o que vai permitir que eles tenham cada vez mais funcionalidades", diz o anúncio oficial.
Via Engadget

Nenhum comentário:

Postar um comentário