00:00:00

sábado, 16 de julho de 2011

Sistema prisional do RN deve ganhar vagas até dezembro

Os vários problemas do sistema prisional do Rio Grande do Norte, em ações pontuais, vão sendo alvos do trabalho da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Apesar da realidade das carceragens potiguares continuarem caóticas - superlotação, falta de estrutura física, falhas na segurança -, as medidas tomadas pela secretaria em algumas das cadeias públicas do RN, em breve, devem amenizar o quadro de caos em que se encontram as unidades prisionais.

Até o fim deste ano, segundo o titular da Sejuc, Thiago Cortez, uma nova unidade prisional será aberta em Natal e outra no interior terá um novo pavilhão liberado. "Dentro de pouco tempo o prédio da antiga Deprov (Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas), na Zona Norte, será liberado para receber presos. Assim como o novo pavilhão do presídio de Alcaçuz, que deverá ser entregue pronto até dezembro", afirmou o secretário. O prédio da Deprov já encontra-se pronto e, devido o acordo realizado entre a Polícia Civil e o Governodo Estado, para a retirada dos presos das delegacias. A nova unidade deverá receber os presos localizados na 7ª e na 14ª Delegacias de Polícia, além dos flagranteados.

O novo pavilhão de Alcaçuz, que já deveria estar funcionando, mas foi interditado por falhas estruturais, deverá ser liberado até dezembro, quando as adequações estarão prontas. "A Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) já está trabalhando no pavilhão, realizando os serviços de drenagem", explicou Thiago Cortez. A obra em Alcaçuz, quando for liberada, deverá abrigar 400 presos.

Novas cadeias

"Os problemas são inúmeros, mas a ideia da secretaria não é fazer reforma em delegacia velha, mas construir cadeias novas", pontuou o titular da Sejuc. Três cadeias, em Ceará-Mirim, Lajes e Macau, já estão com a verba dos governos Federal e do Estado garantidas. Segundo Thiago, as ordens de serviço das unidades prisionais de Ceará-Mirim e Lajes já foram dadas. No esteio das ampliações e construções previstas para as unidades prisionais, a obra de construção de um novo pavilhão na cadeia pública de Mossoró está próxima de completar dois meses e deverá ser inagurada até o fim de 2011.

Fonte: http://www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário