00:00:00

terça-feira, 12 de julho de 2011

Trafico de Drogas combatido nas fronteiras Brasileiras mostra resultado espetacular

Foram apreendidas 11 toneladas de maconha e cocaína nos primeiros 30 dias da operação Sentinela de combate ao crime organizado na fronteira brasileira, segundo informações do Ministério da Justiça. Também foram presos em flagrante 550 pessoas e apreendidos 183,7 mil aparelhos eletrônicos e 358 mil pacotes de cigarro.

A apreensão de maconha nas fronteiras representou uma alta de 64,2% na comparação com as 6,3 toneladas retidas no período de janeiro a maio, segundo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Segundo ele, o resultado foi "extremamente positivo".

O crescimento das apreensões, diz o ministro, se deve à ação coordenada entre os ministérios da Justiça e da Defesa e as polícias nacionais dos países vizinhos. Houve uma reformulação da política de fronteiras, que agora tem a participação integrada da Polícia Federal, da Polícia Nacional Rodoviária e da Força Nacional. Ele ainda afirmou que a parceria com países fronteiriços tem contribuído para a diminuição do plantio de drogas em territórios vizinhos. Segundo o ministro, a questão é estratégica porque as fronteiras brasileiras ocupam 27% de todo o território nacional --cerca de 2,3 milhões de km2, ao longo de 11 Estados.  Dados do ministério apontam que foram erradicados 900 hectares de coca no Peru --o que resultaria em 600 quilos de cocaína -- e 900 hectares de maconha no Paraguai --que daria origem a 1.200 toneladas da droga.

"O desejo é não fazer apreensões, mas atuar de forma que não haja mais apreensões. A "erradicação do solo" dos países vizinhos é uma estratégia que botamos muita fé, porque erradicando conseguiremos reduzir fortemente o tráfico de drogas", afirmou Cardozo. Os custos, o efetivo, os períodos e os locais onde há atuação da operação Sentinela não foram divulgados por motivos de segurança.

Fonte: Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário