00:00:00

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Hoje é o dia mundial de combate à desertificação

17 de junho é o dia mundial de combate à desertificação mundial.
Trata-se de uma data para refletirmos sobre algo que pode ser considerado um dos grandes problemas socioambientais da região semi-árida do Rio Grande do Norte.
O processo de desertificação corresponde à transformação de uma área em um deserto, ocasionado pelas mudanças climáticas e pelas atividades humanas.
A região Seridó é considerada um dos principais núcleos de desertificação do Brasil e se encontra em forte estágio de degradação ambiental, devido à décadas de atividades agropecuárias e de mineração. Porém, a partir da década de 1990, impactos mais graves surgiram com o advento da atividade ceramista, grande consumidora de matéria-prima vegetal (lenha) como fonte de energia.
Alguns cientistas cogitam, inclusive, a possibilidade de o semi-árido nordestino se transformar num imenso deserto, sem condições para o desenvolvimento da vida humana, devido ao aquecimento global.
Hoje é um dia para discutirmos as possíveis soluções, visando combater o processo de desertificação, que põe em risco a dignidade do homem do campo e a existência de um bioma genuinamente brasileiro, a Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário