00:00:00

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Novidades no “AURÉLIO”

A língua portuguesa ganhou novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’ e ‘blu-ray player’. Mesmo sendo de grande repercussão há uma parcela da sociedade que desconhece esses termos, que agora tem definição oficial na 5ª edição do dicionário Aurélio. A nova versão tem mais de 3 mil palavras contemporâneas, expressões usadas na internet e de outras línguas, como bullying, ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up, sex shop e test drive. A elaboração da nova edição levou seis anos para ficar pronta. O objetivo é abrigar as palavras, significados e expressões que refletem a nossa época e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia. As palavras que passaram a fazer parte do Aurélio têm origens em diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética.
São os “estrangeirismos” tomando conta do espaço linguístico que muitos idiomas abrem e permitem; o nosso é assim, pois não temos fama de “xenófobos”. Fazer o quê?
Farei maiores comentários sobre essas novidades em nossos próximos encontros por aqui.
Acostumarmo-nos com tudo isso é só uma questão de tempo, como tudo na vida!

2 comentários:

  1. É verdade, eu sou uma professora e acho que da forma como se escreve na internet, pode prejudicar o aprendizado das crianças que usam muito essa ferramenta, Quanto a esses termos é twitar ou tweetar, sei lá...post está certo, sim, acho.
    É um bom tema para debater, mas na Escola é diferente, tem que escrever corretamente.
    Beijos da Mery.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mery, obrigado pela visita ao blog e principalmente por sua participação. Em relação ao post acho que o certo segundo o dicionário aurelio deve ser tuitar mesmo, ao invés de twitar ou tweetar, segundo o prof. Silvio Augusto. Mais como você disse, a forma que se escreve na internet ainda vai dar muito preocupação em relação ao aprendizado. O internetês é a linguagem mais usada hoje no mundo e tende a continuar predominando.

    Beijos Mery.

    ResponderExcluir