00:00:00

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Potiguar de 90 anos tem 50 filhos com esposas, cunhada e até a sogra


Se história de vida de cada pessoa pudesse ser traduzida diretamente em números, a de Luiz Costa de Oliveira seria verdadeiramente impressionante: 90 anos, 17 filhos com a primeira mulher, outros 17 com a segunda esposa, 15 com a cunhada, um filho com a sogra, 100 netos e 30 bisnetos. Sem muitas reservas, a frase que Luiz tem sempre na mente é: "A coisa que Deus fez mais bem feito no mundo foi mulher". O pai de 50 filhos - isto é, desconsiderando os que ele tem "por aí e pode não saber", como ressaltou- é uma dos casos mais curiosos do município de Campo Grande, no oeste do Rio Grande do Norte.

As filhas das Franciscas: a história que poderia ser filme
A existência desse patriarcado no século XXI chama atenção especialmente pela convivência pacífica entre todos os galhos dessa gigantesca e, saliente-se, extremamente frutífera, árvore genealógica. O núcleo central da família Oliveira Silva é hoje composto por Luiz Costa de Oliveira, o chefe de família, por Maria Francisca da Silva, 64 anos, a esposa, por Ozelita Francisca da Silva, 58 anos, irmã de Maria Francisca e cunhada de Luiz, e por Francisca Maria da Silva, 89 anos, mãe de Maria Francisca e Ozelita, sogra de Luiz.

A historia de Luiz começou com o matrimônio com Francisca, cujo nome completo ele não recorda. Até ficar viúvo, foram 17 filhos. Em seguida, conheceu Maria Francisca da Silva. Ela ajudou a cuidar das crianças do casamento anterior e ainda teve outros 17 descendentes. Nesse tempo, a irmã de Maria Francisca, Ozelita Francisca, costumava cuidar do resguardo da irmã. Nas muitas visitas, iniciou um relacionamento amoroso com Luiz e teve 15 filhos. Para deixar a saga digna de qualquer roteiro intricado e aparentemente sem solução, a mãe de Maria e de Ozelita, Francisca Maria, também se relacionou com o genro. Resultado óbvio do teste de gravidez: positivo.

Ele já perdeu as contas e os nomes de todos os descendentes: “Eu não sei dizer o nome de todo mundo, mas sei que tenho muitos filhos, netos e bisnetos espalhados por aí”, disse Luiz. Como a família tem considerável tempo de existência, muitos já faleceram, sobretudo, os da primeira união.

O último dos românticos
Parece que o segredo de Luiz reside justamente no amor incondicional que tem pelas mulheres. É o que afirmam as irmãs Maria Francisca e Ozelita Francisca. De acordo com elas, o principal atributo dele é o jeito galanteador e o excelente trato que confere às duas. “Ele nunca maltratou nenhuma de nós, sempre cuidou bem dos filhos e nunca deixou faltar nada em casa”, relatou Maria Francisca. As duas também afirmaram que a única diversão de Luiz era namorar.

Hoje as famílias que vivem em duas casas simples localizadas na Rua Artur Almeida, 55, Campo Grande, compartem praticamente todos os dramas, as dificuldades e contentamentos.

Sem muitos mistérios

A quase inacreditável vitalidade e disposição de Luiz empenhadas na construção dessa família não tem, segundo ele, grande mistérios. Há 40 anos sem fumar e sem beber, o patriarca se alimenta quase que exclusivamente de comidas mais simples como feijão, arroz, batata e macaxeira. Apesar do bom estado de saúde e da sua lucidez, Luiz não pensa em ampliar a prole: “Hoje não consigo mais namorar, mais ainda lembro como mulher é bom”, finalizou. 

Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário